OS4ELEMENTOS 
Criar uma Loja Virtual Grátis
Tendência e sua pluralidade
Tendência e sua pluralidade

 

Márcia. C. Vieira.

Você provavelmente já ouviu falar sobre tendências, talvez, o simples fato de ouvir esta palavra a remeta a moda, certo? Normal, diria. Afinal, quem nunca ouviu "as tendências para este verão", ou ainda "as tendências de inverno", logo para a moda isso significa dizer, as novidades que farão a cabeça das mulheres durante um determinado período de tempo, fruto da pesquisa dos estilistas, levando em conta seu público alvo.

Pois bem, e se dissesse que existem inúmeras possibilidades para a palavra tendência.  E pasme, a maioria delas não tem relação com consumismo. Soa estranho ao seu ouvido? Alguém arriscaria um palpite? Vejamos o que o Latim nos diz sobre isso. Segundo este senhor de cabelos brancos, tendência, ou Tendentia, significa, tender para, inclinar-se para, ser atraído para. Ou seja, ainda que de forma inconsciente, tendência é algo que leva um grupo, o coletivo a uma mesma direção. É extremamente subjetivo, tendência não é apenas o novo, o arrojado, o dinâmico, é toda e qualquer ação em sentido único. Grosso modo, o interesse comum por alguma coisa.

Algumas pessoas têm tendência à racionalidade. E que Deus nos livre de um chato assim, deve ser [...] (e neste espaço gostaria de ter colocado um palavrão) racionalidade em demasia, a menos que isso o impeça de ser um tolo sentimental. Existe a tendência de mercado, relacionada a acontecimentos e fatos que propiciam o consumo, datas comemorativas como o Natal, Páscoa, entre outros, assim como a constante queda do Dólar é uma tendência do mercado atual, isso devido à valorização da moeda local, e o desaquecimento da economia americana. Mas isso, deixemos para os economistas, antes que fale besteira.

A questão é definir esta palavra como foi acima, é incorrer em erro grave. Afinal, todos temos tendência a alguma coisa, e não necessariamente significa dizer que outras pessoas tenderam a fazer o que faz só porque você faz. É compreensível?  Quando dizemos a tendência é diminuir a criminalidade em determinado estado, a tendência é aumentar o numero de empregados com carteira assinada, estamos nos referindo a um comportamento que é determinado por fatores externos, e não porque é algo ditado pela mídia, ou pela moda.

Mas a tendência que gostaria de enfatizar, é a idolatrada e negada por jornalistas de todo o mundo, embora saiba - se que objetividade é um mito preza - se muito pela falsa ilusão que advêm deste pensamento. Então dizer que algum veiculo de comunicação é tendencioso, não seria legal, mas meus caros, isso é mais uma daquelas mentiras que gostamos de contar para nos mesmos. Sabe como é aquela velha história, você conta uma mentira para seus pais, eles fingem que acreditam. É a mesma coisa, mas no caso da mídia há poder envolvido. Neste exato momento estou sendo tendenciosa ao dizer que as pessoas são tendenciosas, enfim esta palavrinha, ou palavrão faz parte de nosso vocabulário, de nosso comportamento e negá-lo seria como negar parte de nos.

 

Enquete
O que você espera deste site?
Novidades.
Opiniões polêmicas.
Temas que são tabus.
Abordagens bem humoradas.
Preocupação ambiental
A verdade s/ maquiagem.
Ver Resultados

Rating: 2.8/5 (164 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página

sejam bem vindos ao mundo dos 4elementos. Idealizado por estudantes de Jornalismo, onde serão tratados os mais diversos assuntos. Sintam -se a vontade para compactuar de nossos desejos e anseios...